terça-feira, 31 de janeiro de 2017

O Minimuseu Firmeza

MINIMUSEU FIRMEZA - ESPAÇO CULTURAL, ARTÍSTICO E ECOLÓGICO

Minimuseu Firmeza foi fundado em 1969 pelos artistas plásticos Nice e Nilo Firmeza (Estrigas) e trata-se de um espaço Cultural, Artístico e Ecológico. Localizado no bairro Mondubim (Fortaleza-CE). o local (que é a própria residência do casal Nice e Estrigas), intimamente ligado com a Natureza, constitui-se um dos principais e mais importantes acervos de artes plásticas do Ceará.

A História do casal Nilo e Nice Firmeza se confunde com a do Minimuseu

Inicialmente, o Museu devia se chamar FirmezArte. Apenas depois foi chamado de MiniMuseu Firmeza. O casal Nice e Estrigas iniciaram seus trabalhos ainda em 1940, artistas influentes na SCAP (Sociedade Cearense de Artes Plásticas). Enquanto artistas influentes, o casal trocavam Conhecimento e trabalhos artísticos, mantendo uma comunicação constante com vários nomes conhecidos do cenário artístico da Capital.

O acervo do Minimuseu Firmeza é constituído, além do trabalho do próprio casao Nice e Estrigas), por nomes como Mário Baratta, Antônio Bandeira, Raimundo Cela, Aldemir Martins, Barrica, Chico da Silva, Delfino, o suíço Jean Pierre Chabloz, Zenon Barreto, dentre outros.

Quadro "Historiador" do programa Nordeste Caboclo

O quadro Historiador (que era exibido pela TV Diário dentro do Programa Nordeste Caboclo) também se dedicou a mostrar o trabalho e a divulgação do Minimuseu Firmeza.
LOCALIZAÇÃO
  • Endereço: Via Férrea, 259 Mondubim
  • Cidade: Fortaleza
  • Estado: Ceará
  • Telefone: +85 98830.4412
  • E-Mail: minimuseufirmeza@gmail.com

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Documentário Raízes do Brasil


O longa foi produzido em 2004, por Nelson Pereira dos Santos, por ocasião do centenário de nascimento do escritor e jornalista Sérgio Buarque de Holanda.

A vida e obra de Sérgio Buarque de Hollanda, um dos principais intelectuais do Brasil no século XX e autor dos livros "Raízes do Brasil" e "Visões do Paraíso".

O DOCUMENTÁRIO RAÍZES DO BRASIL

Dividido em duas partes, o filme mostra desde o cotidiano de Sérgio, incluindo o modo como interagia com a família e amigos, até um panorama cronológico de sua época, em que lidou com o Nazismo, os anos de Getúlio Vargas no poder e a ascensão do movimento Modernista no Brasil.

SÉRGIO BUARQUE DE HOLANDA


Pai do cantor e (também) compositor Chico Buarque de Holanda, Sérgio Buarque de Holanda foi um historiador brasileiro, além de jornalista e crítico literário. Ainda, ajudou na fundação do Partido dos Trabalhadores. Nasceu em São Paulo, 11 de julho de 1902 e faleceu, também em São Paulo, no dia 24 de abril de 1982.
Sérgio Buarque de Holanda

Segue abaixo uma relação de suas publicações mais influentes, considerando sua primeira publicação (retirada do Wikipédia)

  • Raízes do Brasil. Rio de Janeiro, 1936.
  • Cobra de Vidro. São Paulo, 1944.
  • Monções. Rio de Janeiro, 1945.
  • Expansão Paulista em Fins do Século XVI e Princípio do Século XVII. São Paulo, 1948.
  • Caminhos e Fronteiras. Rio de Janeiro, 1957.
  • Visão do Paraíso. Os motivos edênicos no descobrimento e colonização do Brasil. São Paulo, 1959.
  • História Geral da Civilização Brasileira (em coautoria). 1961.
  • Do Império à República. São Paulo, 1972. (História Geral da Civilização Brasileira, Tomo II, vol. 5).
  • Tentativas de Mitologia. São Paulo, 1979.
  • Sergio Buarque de Hollanda: História (org. Maria Odila Leite Dias). São Paulo, 1985. (coletânea de textos)
  • O Extremo Oeste (obra póstuma). São Paulo, 1986.
  • Raízes de Sérgio Buarque de Holanda (org. Francisco de Assis Barbosa). Rio de Janeiro, 1988. (coletânea de textos)
  • Capítulos de literatura colonial (org. Antonio Candido). São Paulo, 1991. (coletânea de textos)
  • O espírito e a letra (org. Antonio Arnoni do Prado) - 2 vols.. São Paulo, 1996. (coletânea de textos)
  • Livro dos Prefácios. São Paulo, 1996. (coletânia de prefácios escritos pelo autor).
  • Para uma nova história - Sérgio Buarque de Holanda (org. Marcos Costa). São Paulo, 2004. (coletânea de textos, publicados, quase todos, em jornais de notícias).
  • Escritos coligidos - 1920-1979 (org. Marcos Costa) - 2 vols.. São Paulo, 2011. (coletânea de textos).

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Iphan promove concurso para seleção do Emblema do Patrimônio Cultural Brasileiro

Durante o ano de 2017, visando celebrar os 80 anos de trabalho do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, foi lançado no dia 13 de Janeiro de 2017 o concurso para a escolha do Emblema do Patrimônio Cultural Brasileiro.

ELEIÇÃO DO EMBLEMA DO PATRIMÔNIO CULTURAL BRASILEIRO

Iphan promove concurso para seleção do Emblema do Patrimônio Cultural Brasileiro
Imagem retirada do Portal Iphan
http://portal.iphan.gov.br/noticias/detalhes/3945/iphan-promove-concurso-para-selecao-do-emblema-do-patrimonio-cultural-brasileiro
A proposta deste concurso é a criação visual de uma identidade do Patrimônio Cultural brasileiro, promovendo e valorizando suas especiais condições. Haverá, para tanto, uma comissão julgadora, composta de (até) 9 (Nove) membros eleitos pelo Presidente do Iphan.O resultado (preliminar) será informado no portal do Iphan em meados de maio de 2017. Já o lançamento oficial do Emblema tem previsão para o dia 17 de agosto de 2017.

Essa data não foi escolhida por acaso, pois trata-se do Dia Nacional do Patrimônio no Brasil. Veja o edital do concurso nacional. 

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

A Tumba de Kasta na Grécia




Em 2014, arqueólogos encontraram um sítio arqueológico de estruturas absurdas. Logo seria evidente que tratava-se de uma Tumba ou Cenotáfio. As escavações decorrem em Anfípolis (cerca de cem quilómetros de Tessalónica).

ENTRADA E OSSADAS NA TUMBA DE KASTA

Os investigadores encontraram duas Esfínges (ou Cariátides) e paredes com detalhes logo na entrada, na zona da Macedónia.A equipe da arqueóloga Katerina Peristeri, em 2014,  entrou na Tumba e encontraram 3 salões onde, o ultimo, foram encontradas ossadas de cinco pessoas entre homens adultos (um deles aponta ferimento no peito), uma mulher e uma criança.

MONUMENTO MENOR NA TUMBA DE KASTA

Em 2017, o geofísico Grigoris Stokas (da Aristotle University of Thessaloniki) apresentou estudo que indica uma segunda estrutura, menor, cerca de 2 metros abaixo da estrutura maior.

ESPECULAÇÕES SOBRE ANFÍPOLIS

A Tumba foi descoberta em 2012 e os estudos na região de Anfípolis começaram em 2014, porém, até agora não foi descoberto para quem foi feita a Tumba.

É notório que o dono da Tumba tem ligação forte e direta com Alexandre, o Grande. Poderia ser um Nobre ou um grande General. Há uma forte especulação de que a tumba abrigaria os restos mortais de Hefestião Amintoros (filho de nobre e grande companheiro de Alexandre).

Outros especulam de quem a Tumba seria deRoxana de Báctria (esposa) ou de Olímpia (mãe de Alexandre), mas a maior especulação é que a tumba seja o lugar de descanso de Alexandre, o Grande.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

O que te leva a estudar História?!

Sejam Bem-Vindos a este blog. Aqui poderemos discutir um pouco de História e como ela se registra.

A importância de se estudar a História. A história é uma ciência que estuda a vida do homem através do tempo. Ela investiga o que os homens fizeram, pensaram e sentiram enquanto seres sociais. Nesse sentido, o conhecimento histórico ajuda na compreensão do homem enquanto ser que constrói seu tempo.

Dessa forma, o Homem é responsável pelas alterações em seu ambiente, gerando ramificações das mais diversas (costumes, crenças, rotinas, rituais e formas de ver o Mundo). Enquanto transita na Terra, o Homem causa mutações em seu habitat, influenciando outros Indivíduos no process. Essa trajetória denota um Perfil Histórico de sua passagem / permanência, um registro que, não apenas pode, com o passar das Eras, ajudar na identificação de Organizações Sociais e Rituais de um Povo, mas também os ratifica.

A isso, podemos chamar de Cultura.

Isso explica o fato de que a Cultura pode variar de um Povo para outro e já que este é um processo permanente e não engessado, também explica o fato de que uma Sociedade pode absorver costumes de outras Sociedades, mudando a sua própria. Essa mudança pode ser Induzida (fatores externos sendo mais atrativos) ou se torna necessária por causa da Época (tecnologia, por exemplo), indo muito além da Cultura de Massa ou do Entretenimento (que muitas vezes é confundido com Cultura).